Carta sobre a Exortação do Papa
Dom Odilo

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, enviou na manhã desta quarta-feira, 27/11, uma carta refletindo acerca da primeira exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium - “a alegria do Evangelho”.

 

Dom Odilo afirma que já se tem visto muitas interpretações sobre a exortação e que é importante ler e estudar o texto original e na íntegra, a fim de que se assimile a orientação do Papa e a coloque em prática.

 

O arcebispo lembra que o Brasil está em plena “campanha nacional para a evangelização”, até de apoio à evangelização o 3º Domingo do Advento, quando se faz a coleta do ‘gesto concreto’. “A Exortação Apostólica do Papa vem como mais uma motivação para orientar essa campanha”.

 

Na página principal do site da Arquidiocese de São Paulo, na área de destaques, está disponível a íntegra da exortação numa versão de fácil navegação.

 

Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - “A Alegria do Evangelho”

 

O Vaticano publicou na manhã de terça-feira, 26, a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, "Evangelii Gaudium" ("A alegria do Evangelho"). Fruto da 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012, com o tema "A Nova Evangelização para a transmissão da fé", a exortação apostólica foi apresentada a jornalistas pelos arcebispos dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para a Comunicação Social; e dom Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.  

 

O documento, que começa afirmando que "a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus", está dividido em cinco capítulos. No início do texto, o Papa Francisco explica que com a exortação quer "convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos".

 

Faça o download da íntegra da primeira exortação apostólica ou visualize por meio do e-book Clicando Aqui

 

fonte: arquidiocesedesaopaulo.org.br

3

4