Espiritualidade: Introdução às escolas da Aliança de Misericórdia

De acordo com os estatutos do Movimento (19), “a espiritualidade da Aliança de Misericórdia se alicerça sobre quatro colunas fundamentais: o Espírito, a Palavra, Maria, e os pobres”. Neste primeiro mês do ano o nosso desejo é realizar um aprofundamento sobre o carisma, entender nossa espiritualidade e começar 2023 da melhor maneira possível.

Celebrando as graças que Deus concede à nossa família, vamos conhecer um pouco das Escolas da Espiritualidade da Aliança de Misericórdia.

ESCOLA DE MARIA

“Na Escola de Maria, enfim, recebemos as armas para o combate contra o inimigo: as cinco pedrinhas!”

“Fazei tudo o que ele voz disser” (Jo 2,5). Essas são as palavras usadas por Maria durante a festa de casamento em Caná da Galileia, e que representam a grande síntese da escola de Maria.

Maria nos ensina a obedecer a Jesus, acolhê-lo com alegria, aprender com Ele, fazendo da nossa vida um sinal de amor e gratidão a Deus.

A Mãe nos forma na Palavra e no silêncio. O Verbo que agora era tornado carne em seu ventre, antes mesmo de lá estar já era já presente através da vida comprometida com os ensinamentos divinos, vividos com dedicação e seriedade.

Essa é a escola do amor e da confiança. Amor que toma a iniciativa e é pelos seus filhos sempre, e ainda através da confiança, indica o caminho certo e seguro em que se pode descansar.

A Aliança de Misericórdia nasce do seio de Maria e é em sua escola cheia de fecundidade e intimidade com Deus que aprendemos a caminhar rumo a vontade Santa do Pai.

 

ESCOLA DOS POBRES

“Do pobre aprendemos a nos alegrar com o pouco, a apreciar tudo, a partilhar cada coisa, a agradecer e pedir perdão, a recomeçar sempre com humildade, com o coração livre, com o coração de criança” (Estatuto, 45).

Os pobres têm muito mais a nos ensinar do que nós a eles. O próprio Jesus nos declara isso ao dizer que “aos pequeninos são revelados os mistérios do Reino de Deus” (Lc 10,21).

Com eles aprendemos o despojamento, a vivência da liberdade interior, a nos alegrar com o pouco, a partilhar, a agradecer, pedir perdão e recomeçar sempre.

Com eles aprendemos a apreciar o dia, a chuva e a noite. Com eles aprendemos a apreciar o pão, a água, o valor do alimento; a dançar e a não se importar tanto com o que os outros pensam, mas viver, e parar, quando necessário, para direcionar o caminho. Sabedoria de quem tem tudo e nada ao mesmo tempo!

Que assim como Jesus, tenhamos nós também esse olhar atento aos pequenos, tendo no coração a certeza de que perante Deus somos todos filhos, iguais, dignos do mesmo salário e todos dependentes da sua misericórdia.

 

ESCOLA DO ESPÍRITO

“A Escola do Espírito Santo”, primeira coluna da espiritualidade própria de nosso Movimento.

Na força do Espírito! Sobre isso, o sacerdote nos diz: “Nós, como Aliança de Misericórdia, somos carismáticos e procuramos viver, orar e evangelizar na força do Espírito Santo”.

O Espírito Santo é a força que impulsiona a Igreja, e da mesma forma é à força de todo o carisma da Aliança de Misericórdia. Movidos pelo Espírito é que evangelizamos, é através d’Ele que temos o pobre como mestre; é o Espírito que nos capacita a entender a Palavra, e é o Espírito que traz a vida do Cristo ao seio da Virgem Maria e traz também vida ao nosso movimento.

 

ESCOLA DA PALAVRA

“Permanecer na Palavra, permanecer em Cristo, permanecer no amor, observar os seus mandamentos: eis o único caminho que nos é apresentado, garantia de frutos abundantes”.

Portanto, é na sua Palavra, e não nas nossas pobres forças, que se enraíza e jorra cada ação apostólica. “Como ensina a tradição espiritual, da meditação da Palavra de Deus e, em particular, dos mistérios de Cristo, que nasce a intensidade da contemplação e o ardor da ação apostólica. Quer na vida religiosa contemplativa ou na vida apostólica, sempre foram homens e mulheres de oração que realizaram, como intérpretes e executores da vontade de Deus, grandes obras” (Estatutos, 30).

Somos consagrados pela Palavra e a nossa identidade está em viver a nossa Palavra Constitutiva: Lc 4,18-19 – “O Espírito do Senhor está sobre mim…”.

Como Aliança de Misericórdia, somos conscientes disso e desejamos essa mudança/conversão em nossas vidas! Assim, diante de uma dúvida ou questionamento, a nossa bússola é a Palavra!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password